sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Xixi mais de 8 vezes por dia? Tire 15 dúvidas sobre a urina

Quantas vezes você urina por dia? Nunca contou? Pois saiba que urinar mais que o normal (em média, de quatro a seis vezes, podendo chegar a oito) pode indicar problemas. Tem ideia de quais são os sintomas da infecção urinária? Não tratá-la pode trazer riscos graves à saúde. 

Para esclarecer as principais dúvidas relacionadas à urina, o Terra reuniu informações dos urologistas Flávio Iizuka, do Hospital Leforte; e Edgard Romanato, do Centro de Rim e Diabetes do Hospital 9 de Julho. Confira.

Quantas vezes é normal urinar por dia?

Em média, um adulto de ambos os sexos urina de quatro a seis vezes ao dia ou 1 mil a 2 mil ml por dia, segundo o urologista Romanato. “Quando se aborda não a questão do que é normal (mais comum), mas sim o que é saudável, recomenda-se ingerir quantidade maior de líquidos e não segurar a urina por mais de três a quatro horas, tendo uma frequência recomendada de seis a oito vezes ao dia. Seguindo essas recomendações, pode-se prevenir infecções urinárias e formação de pedras nos rins”, acrescentou Iizuka.
Foto: joshblake/iStock 

Por que mulheres grávidas urinam mais?     Na mulher grávida, a bexiga fica comprimida pela presença do bebê no útero, especialmente no terceiro trimestre. “Na semana que antecede o parto e a cabeça do bebê encaixa na bacia, a bexiga pode ficar com uma capacidade reduzida para apenas 50 ml (a capacidade normal é de 350 a 500 ml). Então, se a mulher tomar pouco líquido e tiver um volume urinário mínimo ao redor de 600 ml, a frequência seria 12 vezes ao dia, o que equivale a urinar a cada duas horas”, disse o urologista Iizuka.

Foto: kycstudio/iStock   

Urinar muitas vezes por dia pode indicar problemas?    Sim, urinar muitas vezes pode indicar duas situações, segundo o urologista Iizuka: ou a pessoa tem um aumento do volume urinário diário (causado por diabetes, uso de certos medicamentos como diuréticos ou lesões renais) ou apresenta uma redução na capacidade da bexiga, que pode ser causada por inflamações (cistite, corrimento vaginal, tuberculose urinária), tumores de bexiga ou de órgãos vizinhos (miomas, tumores ginecológicos), quadros de ansiedade e bexiga hiperativa, e até doenças neurológicas (bexiga neurogênica, derrames). Cada situação tem um tratamento diferente.

O que é bexiga hiperativa?  É uma condição em que há aumento do número de micções com volume reduzido e urgência em urinar, como explicou o urologista Romanato. “Pode provocar perda involuntária de urina nas roupas. Essa condição afeta muito a qualidade de vida da pessoa e pode ser uma causa especial de incontinência urinária”, acrescentou Iizuka. Uma curiosidade é que o Botox é uma alternativa de tratamento, sendo injetado diretamente na bexiga para inibir as contrações involuntárias.

Foto: drbimages/iStock    

Se a cor ou o cheiro da urina estiverem diferentes, o que pode indicar?  Segundo o médico Romanato, na maioria das vezes indica pouca hidratação durante o dia. Doenças endócrinas e metabólicas também podem alterar a urina. “A cor escura tipo cor de chá-mate pode indicar presença de sangue, que pode significar presença de pedras nos rins ou tumores nas vias urinárias. Pode ser também decorrente da simples ingestão de alimentos com ou sem corantes, como muita beterraba. O cheiro forte da urina pode indicar infecção urinária e seu tratamento é com antibióticos”, listou o urologista Iizuka.

Foto: septemberlegs/iStock

Ter parto normal deixa a “bexiga solta”?  Algumas mulheres podem ter alterações anatômicas na região pélvica após o parto normal, levando ao problema, mas isso não é uma regra, afirmou Romanato. “O risco aumenta se o bebê for grande, fizer parto com fórceps, tiver múltiplos partos e ainda se for associado à obesidade, sedentarismo e cirurgias como histerectomia. O risco aumenta com a idade da paciente e especialmente após a menopausa”, listou o urologista Iizuka.

Foto: RuslanDashinsky/iStock    

O que a presença de sangue na urina pode indicar? “Durante a filtração do sangue pelos rins, uma determinada quantidade de sangue é eliminada na urina. Quando essa quantidade se eleva, pode aparecer no exame de urina ou pode haver sangramentos visíveis, com urina avermelhada”, explicou Romanato. A situação pode indicar vários problemas, mas os mais comuns são pedras nos rins e tumores, como informou Iizuka. “Ambos são potencialmente graves sem tratamento, pois podem colocar em risco a função do rim acometido e até mesmo a vida do paciente. Em qualquer situação desse tipo, deve-se procurar por um urologista sempre, mesmo que não haja dor”, alertou Iizuka.

Foto: MarsBars/iStock   

Como se pega infecção urinária? A infecção urinária acontece pela contaminação por bactérias. As mulheres são mais propensas, porque a uretra é mais curta (apenas 2 cm) e pela proximidade com a vagina, que pode facilitar a ocorrência de infecções após atividade sexual, disse o médico Iizuka. “Em homens acima de 50 anos, resíduos urinários elevados em virtude de obstrução causada pela próstata são o principal fator para a infecção urinária”, disse o urologista Romanato.

Foto: hidesy/iStock     

Quais são os sintomas da infecção urinária?Infecções urinárias são classificadas em baixas (cistite, na bexiga) ou altas (nefrites, no rim). Segundo Iizuka, as cistites causam aumento de frequência urinária, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após micções e dor para urinar. Casos mais severos apresentam sangramento urinário e dor forte na parte baixa do abdômen. As nefrites têm quadro similar, mas também dor forte nas costas, febre alta ao redor de 39°C e 40°C e grande fraqueza generalizada.

Foto: Jan-Otto/iStock Quais são os riscos de não tratar a infecção urinária?  “Pode evoluir para infecções sistêmicas com sério risco para o paciente”, disse o urologista Romanato. Se não tratar a nefrite (infecção alta, no rim), pode levar a dano irreversível e até perda do rim acometido, segundo Iizuka. “Se a infecção virar generalizada, pode levar rapidamente à morte. Pode causar também complicações sérias, como formação de abscessos e coleções dentro ou fora do rim com necessidade de cirurgias para drenagem”, afirmou Iizuka.

Foto: monkeybusinessimages/iStock    

O que pode causar ardência/queimação ao urinar?    As causas mais comuns são infecção urinária, pedras nos rins e tumores. “Cada situação tem tratamento específico que deve ser decidido pelo especialista, como dar antibióticos ou indicar cirurgias”, disse o urologista Iizuka.

Foto: 1905HKN/iStock   

As pessoas urinam mais nos dias frios? Sim, porque apresentam menor perda de líquidos pelo corpo por meio do suor e pela evaporação natural de água, e menor secreção de hormônio antidiurético (hormônio natural), como informou o urologista Iizuka. A ingestão de líquidos como chocolates, cafés, chás, sopas e alimentos picantes e apimentados também faz com que a bexiga fique mais sensível e, portanto, com menor capacidade de armazenamento.

Foto: annebaek/iStock

Segurar a urina pode causar problemas?  Sim, pois a bexiga tem uma capacidade e, embora possa se distender, o hábito a longo prazo pode prejudicar o seu funcionamento, já que afeta a musculatura da parede do órgão, explicou o urologista Romanato.


Segurar a urina também pode provocar infecções urinárias. Segundo o urologista Iizuka, o esvaziamento da bexiga com uma frequência mínima de quatro a seis vezes ao dia é uma defesa mecânica pela simples expulsão das bactérias que tentam entrar pela uretra e aderir à parede interna das vias urinárias.                                                                                                                                                                                                                                                                           http://saude.terra.com.br/                           
 Foto: gbrundin/iStock  
Compartilhar:

Postagens Relacionadas:

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

MOURA MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

MOURA MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
mais de 20 mil em prêmios

radiopedravermelha.com

Carregando...
Tabela do Brasileirão

APOIO

APOIO

2

Seguidores

Total de visualizações

327194