sexta-feira, 17 de junho de 2016

Polícia faz grande apreensão de espadas; irmãos fabricantes são presos em flagrante

    Policiais das cidades de Cruz das Almas e de Sapeaçu, ambas no Recôncavo Baiano, apreenderam no começo da tarde desta sexta-feira (17), uma enorme quantidade de espadas – fogos artificiais – que seriam comercializadas durante os festejos juninos. Dois irmãos – Fernando, 40 anos e Roberto, 39, foram autuados em flagrante. A identidade completa deles ainda não foi revelada.
Quase 400 espadas foram apreendidas, todas dentro da cada de um dos irmãos, o que aumentou ainda mais o risco de uma grande explosão, com riscos aos vizinhos. Algumas testemunhas foram ouvidas pela delegacia de Cruz das Almas, enquanto os dois irmãos presos vão continuar na própria delegacia à disposição da justiça, já que a Cadeia Pública de Cruz das Almas está interditada. É provável que os dois sejam encaminhados para Salvador ou Feira de Santana.
Fundo do camburão da polícia ficou lotado com as caixas onde estavam as espadas (Foto: Tatu Notícia)
Fundo do camburão da polícia ficou lotado com as caixas onde estavam as espadas (Foto: Tatu Notícia)
A razão da apreensão das espadas e da prisão das pessoas é por causa proibição de fabricação, comercialização, porte e uso de espadas. A determinação é da justiça e a polícia fez as buscas e apreensões, além das prisões, depois de receber denúncias.
A decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA)  está em vigor desde 2013. A tradição da queima das espadas é reconhecida como atributo cultural do São João da cidade, mas desde junho de 2011, a decisão do Tribunal reconhece a “natureza criminosa” da “guerra”. Existe uma recomendação aos agentes policiais civis e militares para “combater e repreender as atividades de fabricação e comércio clandestinos de produtos controlados”.
De acordo com a decisão, o infrator não será eximido de “responsabilidade criminal”. Então, o “espadeiro” que insistir, e for flagrado por policiais civis ou militares terá a “espada” apreendida, será preso em flagrante e ainda responderá criminalmente pelo ato.
Até 2012, algumas ruas de Cruz eram liberadas para a prática, mas  depois da lei, a tolerância será zero.
A espada
A espada é feita com bambus cozidos preenchidos com pólvora, enxofre e limalha de ferro e enrolados com cordão de sisal encerado. Quando acessa, produz um jato incandescente e alcança alta velocidade.
Compartilhar:
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

MOURA MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

MOURA MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
mais de 20 mil em prêmios

radiopedravermelha.com

Carregando...
Tabela do Brasileirão

APOIO

APOIO

2

Seguidores

Total de visualizações